NotíciasFinanças

Juros do consignado podem SUBIR em setembro; não deixe o empréstimo para depois

Após a redução do consignado, a modalidade de crédito pode se tornar mais cara novamente. Especialistas projetam um aumento na taxa de juros da economia brasileira.

O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo que permite o desconto das parcelas diretamente da folha de pagamento ou benefício do INSS. Por contar com essa garantia, apresenta taxas de juros mais baixas em comparação a outras formas de crédito. 

Essa opção é bastante utilizada por aposentados, pensionistas e servidores públicos. A segurança de pagamento reduz o risco para as instituições financeiras, que conseguem oferecer prazos mais longos e menos burocracia. 

Contudo, especialistas projetam que as taxas de juros da modalidade podem aumentar nos próximos meses. O Banco Central pode elevar a Selic, o que afeta o crédito no país. A medida é necessária para conter a inflação. 

Juros do consignado podem SUBIR em setembro; não deixe o empréstimo para depois
Aumento da Selic pode afetar o consignado – Foto: Jeane de OIiveira

Como a Selic alta pode afetar o mercado de crédito? Entenda

A taxa Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira, exerce uma influência direta e significativa sobre os juros do crédito consignado. 

Essa relação é tão estreita que as variações na Selic acabam refletindo em mudanças nas condições de empréstimo para aposentados e pensionistas.

Como funciona essa relação?

A Selic funciona como um termômetro da economia. Quando a Selic está alta, o Banco Central busca conter a inflação, tornando o crédito mais caro para estimular a poupança e reduzir o consumo. 

Quando a Selic está alta, os juros do consignado acompanham essa tendência, tornando o crédito mais caro para os consumidores. Isso acontece porque as instituições financeiras repassam o aumento da Selic para os seus produtos. 

Já quando a Selic é reduzida, os juros tendem a cair, o que torna o crédito mais acessível para aposentados e pensionistas, permitindo que aproveitem taxas de juros mais competitivas. 

Foi o que ocorreu neste ano, quando o governo aprovou uma redução no teto da categoria, para 1,66% ao mês.

Mas o que é Selic?

A taxa Selic é um dos principais indicadores econômicos do Brasil, utilizada pelo Banco Central como uma ferramenta para controlar a inflação. 

Quando a Selic sobe, há uma série de implicações para a economia, afetando desde o mercado de crédito até o comportamento de investimentos.

Por que o Banco Central precisa aumentar a Selic?

A alta da Selic é uma estratégia do Banco Central para conter a inflação. Quando a Selic sobe, o crédito fica mais caro e o consumo diminui, o que ajuda a desacelerar a alta de preços. 

Economistas que projetam uma Selic em torno de 12% ao ano indicam que essa medida pode ser necessária para alcançar a meta de inflação de 3%, mantendo um equilíbrio entre a oferta e demanda na economia. 

Veja também: Qual banco cobra a MENOR taxa de juros para consignado? Confira a lista

Quem pode fazer consignado?

O consignado está disponível para aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos. Essas categorias possuem renda garantida, o que diminui os riscos para as instituições e facilita o acesso ao crédito.

Margem consignável

A margem consignável define o limite de quanto da renda pode ser comprometida com as parcelas. No caso de beneficiários do INSS, esse limite é de 45% da renda, sendo 35% para empréstimos e 10% para o cartão de crédito.

Trabalhadores da CLT podem fazer consignado?

Não há nenhuma restrição legal quanto a isso, inclusive, existem bancos que oferecem a modalidade para quem trabalha de carteira assinada. 

No entanto, o acesso é limitado. É necessário que o empregador tenha parceria com alguma instituição financeira. Além do mais, os juros tendem a ser maiores do que os praticados para aposentados e funcionários públicos. 

Veja também: Banco Central revela quais são as PIORES instituições financeiras do Brasil! Você tem conta em um desses bancos ?

Arthur Kodjaian

Jornalista, graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, redator há mais de quatro anos. Sou apaixonado por escrita e já atuei em diversos segmentos.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Hey! Do you know if they make any plugins to help with SEO?
    I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but
    I’m not seeing very good success. If you know of any please share.
    Cheers! You can read similar art here: Eco product

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo